Última atualização 30/06/2022
A Seguros Unimed considera a Gestão de Riscos um instrumento essencial para otimizar a relação “risco x retorno” e mitigar eventuais riscos à imagem e à estratégia da organização.
Na Seguros Unimed, o processo de Gerenciamento de Riscos é conduzido pelo Conselho de Administração, Diretoria e demais colaboradores, aplicado no estabelecimento de estratégias, formuladas para identificar em toda a organização eventos em potencial, os quais são capazes de afetá-la, possibilitando que a Administração os conheça de modo a mantê-los compatíveis com o apetite ao risco desejado. Este processo habilita os colaboradores, em todos os níveis, a entender melhor os riscos aos quais seus processos estão expostos e em ações relacionadas ao processo de gerenciamento de riscos, especialmente na capacitação dos mesmos.
O processo de gestão de riscos e controles internos da Seguros Unimed utiliza a arquitetura elaborada pelo Committee of Sponsoring Organization of the Treadway Commission (COSO) e ISO 31000:2018. Os componentes dessas estruturas estão inseridos em um processo que nos permite identificar, mensurar, avaliar e tratar os riscos de nossa operação.
Os riscos de subscrição, operacional, mercado e crédito são os principais riscos aos quais a Seguros Unimed está exposta, sendo objeto de discussão nas reuniões trimestrais do Comitê de Governança, Riscos e Compliance, que tem por objetivo garantir a boa gestão dos recursos, a proteção e a valorização do patrimônio da Companhia, por meio do acompanhamento da evolução de melhores práticas de governança, e avaliação dos riscos inerentes aos negócios da Companhia, de forma qualitativa e quantitativa. Este comitê é composto por representantes da Diretoria Executiva, Superintendência Jurídica, Governança Corporativa e Relações Institucionais, Superintendência Técnica e Atuarial, Superintendência Financeira e Administrativa e a área de Governança, Riscos e Compliance.